Gerir o estoque de sua empresa de maneira eficiente é fundamental para manter a lucratividade sustentável em seu negócio. Estoque parado é dinheiro parado. Por isso, toda atenção é pouca.

Diante dessa situação, é importante encontrar formas de otimizar processos que garantam uma maior segurança para a gestão dos bens de produção. Por isso, selecionamos aqui 5 dicas que irão auxiliar a sua empresa a ter um controle do estoque ainda mais eficiente:

Dica 1: Identifique os itens

Crie um código único para cada tipo de item ou utilize o próprio código de barras que vem com o produto. Isso facilita o controle de estoque, nomeando cada produto em seu estoque.

Dica 2: Categorize

Estabeleça classificações de acordo com as especificações de cada produto: tamanho, cor, gênero… Dessa forma, os itens estarão agrupados e será mais fácil os localizar.

Dica 3: Faça um inventário

Inventariar o estoque consiste em listar e organizar todos os itens que o compõe. Tendo um inventário, você estará sempre atualizado dos produtos que tem e quais estão em falta.

Dica 4: Confira regularmente

Isso permite a apuração de falhas e sua pronta correção, além da identificação das causas que as provocaram. Tendo um inventário apurado e validado, as chances de quebras de estoque caem para a metade.

Dica 5: Organize as compras

Planeje as comprar com base no histórico de movimentação. O reabastecimento do seu estoque não deve levar em consideração apenas o volume atual. Não adianta comprar um produto só porque está em falta no estoque, se ele não tem saída perante seus clientes.

Para facilitar esse processo, hoje no mercado existem sistemas que monitoram seu estoque e ajudam no controle das suas vendas. Sistemas mais completos, como o Simbio, ainda ficam de olho na sua relação com fornecedores e clientes, cuidando da gestão do seu negócio como um todo.

Gerenciador Financeiro e Frente de Caixa, inovação para o varejo!