Finanças organizadas dão mais segurança para o negócio, permitem o crescimento e ainda ajudam a ter mais tempo para a vida pessoal. Elas são o coração da empresa, pois detém dos recursos para manter a empresa ativa. Acontece que muitos empreendedores não sabem a melhor forma de controlá-las, e acabam as deixando de lado por falta de conhecimento na área.

Acredite, sua gestão financeira não precisa ser complicada. Pensando nisso, elaboramos o post de hoje com 7 passos para ter uma gestão financeira de forma descomplicada, simples e eficaz. Confira as dicas que vão auxiliá-lo no controle financeiro dos negócios:

1) Pense no futuro:

A estagnação começa quando não se sabe para onde ir. Tenha objetivos financeiros e saiba onde quer chegar. Metas ajudam no processo. Elas são o principal incentivo para gastar menos, vender mais e calcular exatamente quais ajustes serão necessários para atingir seus objetivos.

2) Organize seus dados:

A bagunça faz com que você perca muito tempo procurando por documentos. Centralize todas planilhas e poupe tempo as procurando. Seja organizado e saiba onde encontrar todas as informações que precisa. Uma versão online é mais segura, pois evita a perda de documentos.

3) Planeje-se:

Planejamento e finanças são palavras que sempre devem andar juntas. Não existe êxito financeiro sem planejamento. Através dele é possível identificar quais recursos estão disponíveis e obter uma base sólida para a tomada de decisão com relação a investimentos e projetos.

4) Tenha um fluxo de caixa confiável e eficiente:

O fluxo de caixa é a principal ferramenta para entender a saúde financeira do seu negócio. Somente com as finanças organizadas é possível planejar adequadamente seu crescimento. Seja consistente em suas entradas e saídas, e garanta um fluxo de caixa apurado. Se houver confusão de informações, você perderá tempo para ajustar a ferramenta e poderá até assumir decisões erradas com base nos dados ruins ou incompletos que tiver.

5) Faça um controle mensal:

É importante acompanhar regularmente os números da empresa. Ter as finanças controladas e em dia revelam que os processos e projetos conduzidos pela empresa estão trazendo o retorno esperado para seus proprietários. Esteja sempre atento à situação da sua empresa e ter certeza que tudo vai como o esperado.

6) Adote a ferramenta de gestão financeira ideal para o seu tipo de negócio:

Hoje em dia, a tecnologia é grande aliada dos gestores interessados no crescimento da sua empresa. Sistemas de gestão são ideais para manter as finanças em dia e ter dados confiáveis para sua gestão financeira.

Diversas opções de ferramentas deste tipo estão disponíveis no mercado, oferecendo soluções que facilitam a rotina de empreendedores. Um bom exemplo, é a conta.MOBI, uma conta digital completa que possibilita o controle das finanças, fornece auxílio na formalização do CNPJ MEI e o suporte gratuito de um contador.

7) Conte com o Simbio:

O Simbio é o sistema ideal para o varejo. Com ele você pode, além de gerenciar suas finanças de forma completa, emitir notas fiscais eletrônicas, controlar seu estoque e usá-lo como frente de caixa para suas vendas.

Além disso, o Simbio ainda conta com atrativos exclusivos: controle de consignação, controle de devoluções, frente de caixa completa com histórico do cliente na hora da compra, gestão e armazenamento de documentos, limite de desconto por vendedor, relatórios das áreas.

E, para completar, você consegue vender mesmo sem internet e não há necessidade de instalação ou download. A melhor parte é que você ainda pode fazer tudo isso em casa. O Simbio tem armazenamento na nuvem, que permite que você acompanhe em tempo real o que está acontecendo em sua loja, mesmo sem estar lá.

 

Gerenciador Financeiro e Frente de Caixa, inovação para o varejo!