Hoje em dia, com o aumento do número de empresas atuantes nos mercados mais variados, uma perspectiva que preocupa os empreendedores é: como continuar liderando – ou, pelo menos, manter uma posição favorável – perante o público? Como se diferenciar das demais empresas e atingir um espaço só para si?

Como disse Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta à mudanças”. Ou seja, não basta apenas conhecer as melhores técnicas de vendas ou ter o melhor produto, seu sucesso também vai depender da sua capacidade de se adaptar às mudanças que ocorrem no mercado, principalmente em épocas de crise.

Mas calma, a Simbio pensou nisso e separou 5 dicas para te ajudar a liderar seu mercado através do relacionamento com seus clientes:

1) Saiba quem é seu público-alvo:

Parece simples, né? Entretanto, muitos empreendedores esquecem de prestar atenção e conhecer quem está comprando seu produto e como fazer para chamar a atenção desses clientes. É importante entender a maneira que eles compram, quais produtos que eles gostam mais e quanto eles gastam. Com a resposta dessas perguntas, fica mais fácil agradar de forma mais eficiente o público-alvo do seu empreendimento.

2) Trate-o como prioridade:

A fidelização do cliente não se dá apenas por acúmulo de pontos por compra, por exemplo. Por meio de uma página no Facebook, é possível criar um canal de comunicação direto, onde as pessoas podem conhecer mais sobre os produtos e sobre a empresa em si, além de visualizar conteúdo que foi pensado especialmente para esse público-alvo. Atualmente, se você não está na internet, você basicamente não existe.

3) Mantenha contato constante:

Estar em contato não é só possuir um setor “fale conosco”. As redes sociais estão se mostrando cada vez mais importantes para empresas que querem ter liderança de mercado. Mas não pense em deixar seu site, blog ou fan page parado: para que o consumidor se identifique com a sua marca, é preciso que a empresa sempre poste conteúdo interessante, que agrade o consumidor, tornando-se parte do seu dia a dia.

4) Esteja aberto para novos públicos:

Consumidores preferem as empresas que oferecem liberdade e conveniência. Procure encontrar um meio termo que una ambas essas características, tentando atender uma demanda diferente da tradicional, ou seja: entrando em contato com clientes novos.

5) E invista em marketing!

Faça uma boa propaganda de si mesmo. Contrate agências de marketing para que a mensagem sobre quem é a empresa e quais são seus atributos seja passada da melhor maneira possível para os clientes. Investir em marketing é a garantia que seu dinheiro terá um retorno maior, na forma da atenção que o público passará a dar ao negócio.

 Gerenciador Financeiro e Frente de Caixa, inovação para o varejo!